CT2HMR
Manuel Moreira
Amarante Portugal
CT2HMR
Manuel Moreira
Amarante Portugal
OlaSair
Ir para o conteúdo

Echolink CS5GART-L desligado e substituído pelo repetidor CQ0URTD-R

Depois de dois anos de atividade do link CS5GARTD-L em 434.700MHz, a direção da ARETD decidiu fechar o ciclo experimental deste projeto em maio, optando por não renovar a sua licença.

No seu lugar entrou em operação, há pouco mais de três semanas, o repetidor UHF CQ0URTD-R, na frequência de 438.700MHz (-), tom 123. Esta estação de uso comum encontra-se no mesmo local do antigo link, cortesia do seu responsável, Manuel Moreira CT2HMR.

O projeto encontra-se em estado experimental, estando a direção da ARETD a efetuar contatos com várias instituições locais para a sua instalação num local que permita maior cobertura.

Testes realizados até ao momento apontam para excelente cobertura na cidade de Amarante, ao nível do rio Tâmega, vale do rio Ovelha e a cidade de Marco de Canaveses.

Este repetidor encontra-se registado na rede de Echolink de forma permanente mas, ao contrário do antigo link, não está ligado a qualquer conferência.

A direção da ARETD decidiu desta forma porque sente que o repetidor melhor serve, nesta configuração, os radioamadores da região do Baixo Tâmega, nomeadamente aqueles fora do alcançe RF ou mesmo da área.

Contudo, os utilizadores têm a liberdade de ligar o repetidor à sala da sua escolha, por via de comandos DTMF, desde que assumam o compromisso de o desligar assim que concluirem a sua utilização.

Do lado da internet, o repetidor aceita até um máximo de cinco ligações de utilizadores individuais, estando excluídos links, repetidores e conferências.

Este projeto está a ser possível graças à colaboração de vários membros da ARETD, que doaram equipamento, tempo e dinheiro para a sua concretização:

Manuel Moreira, CT2HMR

Fernando Rebelo CT2ITG

Manuel Pereira CT1ENF

Paulo Teixeira CT2IWW

A direção agradece ainda a cooperação da REP-Porto, na pessoa de Luciano Melo, CT1HHP, e do Grupo Radioamadores e Comunicações de Emergência Porto, na pessoa de Armando Oliveira, CT1FWZ.

0
Avaliações




ARETD realizou Field Day e Picnic dos associados

Cerca de uma dezena de associados reuniram-se no passado dia 8 de setembro no parque de merendas da freguesia de Carvalho de  Rei, em Amarante, para realizar o 1º Field Day e Picnic da ARETD.





O local, escolhido pela sua beleza natural e excelentes condições de propagação, em plena serra da Aboboreira, foi palco para um dia de convívio entre os associados que, apesar de algum calor que se fez sentir a meio do dia, fizeram questão de marcar presença.



Um estação HF de "campanha", alimentada por um sistema de energia solar, permitu a realização de contatos a nível nacional e internacional, demonstrando assim a capacidade dos radioamadores em providenciarem comunicações em situações de total independência de fontes energéticas tradicionais.



O convívio permitiu ainda aos associados um tempo de reflexão sobre várias matérias que afetam a nossa atividade e a associação, tal como o país em geral.

Imagens: Valter Santos, CT2HMO

20-09-2012





0
Avaliações

Membros da ARETD em ativações SOTA no Douro Litoral e Minho


No passado dia 26 de agosto os sócios da ARETD Paulo Teixeira, CT2IWW, e Manuel Moreira, CT2HMR, dirigiram-se ao cume da serra do Marão para ativar mais uma referência Summits on the Air (SOTA). O local escolhido foi o alto da Sra. da Serra, a cerca de 1416m de altitude.

Apesar das temperaturas baixas e do vento que se sentia na zona, a atividade decorreu sem sobressaltos nem atrasos, iniciando-se prontamente às 09h00 locais, como prometido. Ao todo realizaram-se 95 contatos com radioamadores europeus e até um norte-americano.

No balanço da atividade, ambos os radioamadores concordaram em continuar a ativar, ainda este ano, novas referências na zona do Baixo Tâmega e até onde a meteorologia permitir. Na mira estão serras e montes nos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Baião, Mesão Frio e Celorico de Basto.

Em atividades anteriores, Paulo Teixeira esteve na serra da Penha, em Guimarães, onde ativou aquela referência SOTA na companhia de Paulo Pinto CT1ETE e na Serra da Aboboreira, onde realizou uma operação a solo que resultou em cerca de 100 contatos.
27-08-2012




0
Avaliações
Radioamadores de Baixo Tâmega
CT2HMR
Voltar para o conteúdo